top of page
  • Foto do escritorDiana Cruz

Sugestões de Leitura para o outono


Apesar deste clima incerto, já começa a sentir-se o aroma a Outono e, com ele, chega também o “fresquinho” das manhãs e das noites e a vontade de estarmos mais descansados, de usufruirmos da nossa poltrona e de tirar aqueles 10 minutos antes de adormecer para ler um pouco mais. E, embalada por esse espírito, deixo Sugestões de Leitura para o Outono.


É mesmo isso!

Início de Outono pede novos livros (todas as “desculpas” servem para investir em leitura), sejam eles de ficção ou não ficção, consoante o gosto pessoal e a motivação do momento. O que importa é que sejam envolventes e, eventualmente, acompanhem um chá e uma noite um pouco mais longa.


Deixo algumas sugestões que espero que vos pareçam ótimas para esta estação.



 



A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*DA, de Mark Manson


Como nesta fase estamos também a reorganizar as rotinas e a criar novos objetivos para a

temporada que começou, o primeiro livro que venho recomendar trata-se de um grande

sucesso que desconstrói as ideias do otimismo sem fundamento e aborda aquilo a que hoje

chamamos a positividade tóxica. Neste livro, de leitura leve e bem-humorada, ainda sentimos a brisa de verão, mas podemos também compreender como é que conhecer os nossos limites e pontos a melhorar, nos pode ajudar muito mais do que o otimismo “oco”. Vai ter a oportunidade de pensar sobre os seus medos e erros, o que certamente vai contribuir para lidar muito melhor com a adversidade que o novo ano lhe possa trazer.






O Poder das Palavras, A Arte de Conversar de Mariano Sigman


Este livro reúne conhecimentos da neurociência acerca do poder das palavras que organizadas em narrativas influenciam as nossas interpretações da realidade, decisões, emoções e até o modo como memorizamos. Este ainda não li, mas coloquei na minha lista de interesses pois pareceu-me muito interessante, fica a sugestão!






O Demónio da Depressão de Andrew Solomon


Por fim, um livro mais relacionado com a saúde mental e que também tem estado em

destaque nas livrarias: O Demónio da Depressão de Andrew Solomon. Esta obra é considerada um tratado sobre depressão, onde esta patologia é analisada não apenas numa perspetiva clínica mas também sociológica e antropológica. Parece ser uma obra densa, que pode interessar a quem se interessa por refletir sobre estes temas de formas mais sistémicas.



Boas Leituras Outonais!

bottom of page