Sobre este tema, devo dizer que, na minha opinião, existem poucos livros com um “tom” de auto-ajuda que realmente ajudem e menos ainda aqueles que tragam ideias robustas do ponto de vista científico e sejam simultaneamente interessantes, que apelem à reflexão e sejam úteis na prática quotidiana dos leitores.
Hoje, destaco 2 livros que sem a pretensão (felizmente!) de serem livros de auto-ajuda, podem realmente contribuir com algumas ideias e sugestões práticas para aqueles que estão comprometidos com o seu desenvolvimento pessoal ou apenas a começar o caminho de, com algumas mudanças de comportamento.
Hábitos Atómicos, é um livro em que o autor – James Clear – explica de forma extremamente pragmática os princípios da mudança de hábitos e estilo de vida, indo mais longe naquilo que nos propõe do que a ideia de “21 dias para mudar xyz”. Se quer compreender como funciona o estabelecimento de novos comportamentos e o abandono de antigos comportamentos que queiramos retirar da nossa vida, este é o livro para si. Se o utilizar como companheiro de vida, ele servirá também como um bom manual, bastante prático, para definir concretamente as alterações que deseja instituir na sua vida e dar um passo em frente na mudança efetiva.
Em 12 Regras para a Vida, Jordan B. Peterson, reflete connosco sobre como a vida pode ser um enorme caos em que nos vamos mantendo como se estivéssemos a ser enrolados numa onda do mar. No decorrer desta reflexão, ele abre-nos a porta da sua experiência profissional, como forma de ilustrar as suas “12 regras” para um desenvolvimento positivo que nos coloque no centro do nosso desenvolvimento pessoal, sem descurar nenhuma das áreas de vida que são importantes para nós, desde o nosso corpo e o modo como comunicamos através dele, até às nossas necessidades de nos identificarmos com grupos sociais e de termos essas redes de suporte.
Se está numa fase de vida, em que já não suporta mais clichés de supostos coaches e das suas dicas de auto-ajuda que o(a) fizeram sentir tudo menos alguém com superpoderes; ou, se neste momento, a ideia de fazer mais uma tentativa de mudança séria na sua vida, lhe provoca sensações de alergia ou cansaço extremo, aceite essa condição. Prepare a sua fase de mudança, com muito descanso, auto-compaixão e humor, pelo que lhe sugiro o livro da “nossa” Joana Marques, “Vai Correr Tudo Mal”, onde a humorista e autora nos promete (e cumpre!) uma leitura de anti-ajuda, que não vai ajudar nada, mas vai diverti-lo(a) muito
Comentarios